bg
bg
Untitled Document
Topo

Faça sua doação. Ajude manter o seu site no ar. Para doar clique aqui.

Buscar filme no site
Buscar filmes por letra

Kollywood

História

      A indústria cinematográfica do estado de Tamil Nadu (sul da Índia), fica concentrada no bairro Kodambakkam na cidade de Chennai (antiga Madras ou Madrasta) e é uma das maiores indústrias da Índia. O nome popular da indústria tamil é Kollywood, derivado de Hollywood com Kodambakkam. Em termos de popularidade e lucros, a indústria de cinema Tamil é a terceira, ficando atrás apenas do cinema Hindi e Telugu. Os filmes tamil têm desfrutado de uma popularidade consistente entre a população de língua tamil na Índia, Sri Lanka, Singapura, Malásia e Maurícia. Os filmes tamil também têm fama em países nos quais existem comunidades imigrantes tamil tal como nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e alguns países europeus.

      Consta que, em 1909, para celebrar a visita do Rei George V, uma grande exibição foi organizada em Madras, com projeções de pequenos filmes. Após esse evento, Raghupathy Venkiah, um fotógrafo indiano bem sucedido conseguiu ficar com os equipamentos (que vieram da Inglaterra) e montou ele mesmo a primeira sala de cinema de Tamil Nadu, em 1912, que existe até hoje, embora com outro dono. O primeiro filme feito em Tamil, foi Keechaka Vadam (1917) e era mudo.

      O primeiro filme falado em Tamil foi Kalidas (1931) feito em Bombaim, no mesmo ano que lançado Alam Ara, em hindi, que é considerado o primeiro filme falado de toda a Índia. Apesar, de Kalidas ser considerado como o primeiro filme falado de Tamil ele não é cem por cento de Tamil, já que, a heríona T.P. Rajalakshmi falou e cantou em Tamil, enquanto o herói falou e cantou em Telugu e alguns outros em hindi. Kalidas é, portanto, o primeiro filme com multi linguagens da Índia.

      Kalidas estava longe de ser perfeito tecnicamente, mas, isso não impediu que ele fosse um sucesso de bilheteria. As pessoas iam vê-lo com um sentimento de espanto e admiração. O simples fato do som sair da tela fascinavam-os. Alguns até pensaram que era algum tipo de magia negra imposta pelo homem branco!

      O sucesso de Kalidaas marcou o início da produção em massa de filmes no Tamil Nadu. O filme Thyagaboomi (1939), de K. Subramaniam, acabou ficando famoso por toda a Índia por dois motivos. Seu tema, muito polêmico para a época, glorificava a luta de Mahatma Gandhi e seus companheiros pela independência do país. E, por causa disso, acabou sendo banido pelo governo britânico, tornando-se, assim, o primeiro filme indiano a ser banido. Esses dois motivos, o tema e a censura, acabaram trazendo a ele maior fama.

Atualidade

      Várias personalidades desta indústria conseguiram atingir fama nacional como no caso de Mani Ratnam, Selvaraghavan, A. R. Rahman, S. Shankar, Ravi K. Chandram e Jeeva. Muitas das atrizes de Bollywood fizeram a sua estreia em Kollywood, como no caso de Aishwarya Rai que estreou no filme Iruvar, Priyanka Chopra que estreou em Thamizhan, Lara Dutta em Arasatchi e Sushmita Sen em Ratchagan. Kajol, sua irmã Tanisha, assim como Amisha Patel, também fizeram filmes tamil enquanto lutavam pelo sucesso em Bollywood.

      A indústria cinematográfica tamil representa 1% do PIB do estado de Tamil Nadu. Os custos de produção cresceram exponencialmente de apenas 4 milhões de rupias em 1980 para 110 milhões em 2005, no caso de um típico filme recheado de estrelas. Tem havido também uma crescente presença de palavras e frases inglesas nos diálogos e músicas. Os filmes são lançados simultaneamente em duas ou três línguas regionais seja usando legendas ou dublados em telugu e hindi.

Untitled Document
Copyright © 2012 || www.filmesdaindia.com.br - Todos os direitos reservados