bg
bg
Untitled Document
Topo

Faça sua doação. Ajude manter o seu site no ar. Para doar clique aqui.

Buscar filme no site
Buscar filmes por letra

Cinema Marata

História

      A indústria de cinema marata é uma das mais antigas da Índia. Originou-se em Nasik e desenvolveu-se em Kolhapur e Pune, mas recentemente mudou-se para Mumbai.

      Dadasaheb Phalke, reconhecido como um dos pais do cinema indiano, foi um pioneiro dos filmes em marathi. Ele produziu o primeiro filme mudo indiano e mais tarde alguns sonoros em marathi. Em sua homenagem existe hoje um prémio muito desejado o prêmio "Dadasaheb Phalke" que é entregue anualmente em reconhecimento de alguma contribuição excepcional para ao cinema indiano.

      Os anos 40 e 50 foram a época clássica do cinema marathi, principalmente devido a algumas produções marcantes da agora extinta Prabhat Film Company em Kolhapur. Como uma derivação da Prabhat, V. Shantaram fundou os Rajkamal Studios em Pune, e produziu alguns excelentes filmes marathi no final da década de 50 e início da década de 60.

      Devido à ascensão do cinema hindi em Bollywood, a indústria de cinema marathi entrou em declínio nos anos 80 e 90. Mas recentemente começou a reviver com alguns filmes de qualidade como Shwaas (que ganhou a nomeação indiana oficial ao Oscar em 2004), Pak Pak Pakaak (que ganhou troféu Swarovski em Singapura, em 2005), Uttaraayan, Aga Bai, Arecchaa, Shubhamangal Saavdhaan, e Saatchya Aat Gharaat.

Untitled Document
Copyright © 2012 || www.filmesdaindia.com.br - Todos os direitos reservados